terça-feira, 11 de agosto de 2015

[Resenha 30] Fahrenheit 451 - Ray Bradbury

*** Dos Primórdios das Distopias ***


Terminei esse livro durante a Maratona Literária de Inverno 2015
(Semana temática 1 - Distopia; Desafio Adaptação Cinematográfica)




Sinopse: Fahrenheit 451, de Ray Bradbury , é de fato uma das maiores obras-primas de ficção científica de todos os tempos. Ou seria, se se tratasse realmente de ficção científica. Fahrenheit 451 é, na verdade, uma obra de ficção política, uma distopia, ou antiutopia, na linha e na linhagem do 1984 de Orwell e do Admirável mundo novo de Huxley (com os quais, não por acaso, forma a grande tríade das distopias literárias do século XX). A presente reedição pelo selo Globo de Bolso, além do suplemento de leitura didático que marca a coleção, conta ainda com um posfácio do próprio Bradbury, em que ele narra de forma bem-humorada as condições em que o livro foi escrito.

Opinião:

Eu não diria que gostei de Fahrenheit 451, mas gostei de ter lido.

Fahrenheit 451 é considerado um clássico. O livro é dividido em três partes e achei a primeira a melhor. Nela somos apresentados a Guy Montag, que é um bombeiro em uma sociedade distópica em que bombeiros não apagam fogo, mas colocam fogo nas coisas. Na verdade, não "nas coisas", mas em livros e, às vezes, em casas de pessoas que possuem livros.

451°F = 233° Celsius é a temperatura da queima do papel.

Montag quer dizer segunda-feira, em alemão, e durante o livro todo eu fiquei pensando se havia uma relação, se eu podia fazer algum tipo de paralelo com isso, com o nome do cara, mas não pesquisei a fundo e não cheguei a nenhuma conclusão sobre isso, então, voltando a resenha. Guy Montag, um bombeiro as avessas, conhece uma garota de 17 anos, Clarisse, na rua. Eles conversam e de algum jeito o que ela fala, atinge e marca os pensamentos dele. Uma pequena chama é acesa em Montag e vemos aos poucos ele perceber a futilidade das relações e dos valores de sua época. 


A segunda parte do livro apresenta melhor todo o pano de fundo da sociedade em que o livro se passa. Nela se dá a evolução desta "chama" que começa a deixar Montag desesperado. Sua esposa Mildred (nomezinho hurríveu!) que aparece no início da história tentando cometer suicídio e é salva por Montag e uns enfermeiros bizarros, aparece também na segunda parte demonstrando ser totalmente alheia ao mundo ao seu redor, acreditando em tudo que a televisão diz sobre a situação do país, ficando escandalizada quando Montag insinua ir contra as ideias comumente veiculadas. 


Montag mostra para a mulher seu pequeno acervo de livros furtados ("O homem que roubava livros"? rs) que fica apavorada. Ele tenta trazê-la para "seu lado da força", tenta mostrar a ela tudo que descobriu nos livros e ela foge "como o Diabo foge da cruz" (estou cheia dos ditados hoje, hein? rsrsr), voltando para "A família", que consiste em uma sala com televisores que se enxergam e interagem seguindo a uma peça previamente escrita e que os personagens (no caso a mulher de Montag e suas amigas) seguem. 


Sim, você vai dizer que isso é uma crítica à família e à televisão, e não estará errado. Por sinal, percebi muitas vezes e muito forte no livro a aversão à televisão e à tecnologia em geral, entremeado na história e nas ações dos personagens.


Apesar de parecer interessante, essa parte para mim foi muito penosa de ler. A partir da metade da segunda parte, o discurso do autor se tornou muito "rebelde", um "político forçado" e muito idealizador, sonhador. Não sei explicar exatamente, mas senti como se o pano de fundo de "livro" se rasgasse e eu estivesse lendo um discurso sonhador político de um escritor que disfarçou suas ideias de história para tentar "catequizar" alguns seguidores. 


Ok, isso pode ter parecido duro, mas sinceramente, foi assim que me senti. Fui seduzida por uma fala pró-livros, pró-sabedoria, pró-pensamento livre e acabei enjoada e enojada com a parte dois e o inicio da parte três do livro.


A parte três tem mais ação e o final foi interessante. Não sei exatamente o que eu esperava que acontecesse, mas não foi como eu esperava. Foi mais "esperançoso" que o que imaginava. Houve outros discursos pró-livros e uma parte até de se emocionar, quando o autor analisa o que se passou, através de um personagem bastante inusitado, que eu gostaria de ter conhecido melhor. Esse personagem me lembrou um pouco uma parte de "Feios"(Scott Westerfeld).


Por falar nisso, percebi muitos elementos em comum com as distopias atuais, mas achei que "Jogos Vorazes" (Suzanne Collins) e "Divergente" (Veronica Roth) pouco se parecem com essa história, se tirarmos o elemento distópico deles. Um detalhe interessante: Montag e todos os personagens (exceto Clarisse, que não aparece depois da primeira parte) são adultos. Montag tem 30 anos e o Capitão Beatty, o professor Faber e o grupo que aparece no final da história são velhos até. 

Outro elemento que me fez pensar nas distopias atuais foi o "Sabujo Mecânico", um cão robô de caça que me lembrou muito os Verdugos que estão presentes em "Maze Runner" (James Dashner) e não descarto que os bisnetos dos Sabujos tenham sido inspirados neles.

Senti falta em "Fahrenheit 451" de uma (mesmo que pequena) explicação de como o mundo veio a ficar daquele jeito, mas sei que não era essa a intenção do autor. Ele, ainda assim, mostrou a que veio. O texto é fácil (em comparação com o pouco que li de "1984"), a densidade do texto se dá no conteúdo.

Fahrenheit 451 é um livro que eu não gostei, mas gostei de ter lido. 
Agora ficou claro? ;-)


Recomendaria?? Sim, e muito, para quem gosta de distopias. Apesar de não ter  muito da sensação que as distopias modernas tem, tem todos os elementos e muitas referências dele em outros livro atuais do gênero.

Releria?? Não. Não sou fã de distopias, não pretendo reler. Não descarto a possibilidade de voltar a ele para buscar citações e referências, mas não releitura.



domingo, 9 de agosto de 2015

Top 5 Livros com casamentos

Oi gente!
Hoje o Top 5 chega com Marcha Nupcial! 
A ideia foi meio inusitada, já que eu não estou nem perto de casar nem nada disso, mas a Paola Aleksandra e a Michelle estão! A Paola é do Blog "Livros e Fuxicos" e tem um canal super querido no YouTube. A Michelle é uma amiga de anos e sábado teve chá de panelas dela! 
Aproveitando a onda, resolvi reunir alguns livros sobre esse tema, que tal? Espero que gostem! Depois me digam nos comentários o que acharam! 


***

TOP 5 LIVROS COM CASAMENTOS

1. Casório?! - Marian Keyes

Cadê o casamento??
Eu li "Casório?!" há muito tempo, por empréstimo de uma amiga. Foi o meu primeiro livro da autora, porque o tamanho dos livros dela me assustava, mas são histórias ótimas e costumam valer as páginas.
A sinopse dele não conta muito e vou admitir que não lembro dele bem o suficiente para fazer uma nova para vocês. Lembro que Lucy tem um namorado, uma lista de ex-namorados aproveitadores de carteirinha e uma vontade absurda de casar. Lucy também tem um melhor amigo, Daniel, que é o perfeito mocinho de chick-lit. 
Sacou tudo já? 
Tem certeza?
Acho que não, hein??
A gente ri das trapalhadas da Lucy, mas não é só de comédia que é feito o livro. As histórias da Marian Keyes sempre incluem algum personagem alcólatra, já que a própria autora teve uma batalha com a bebida. Não se preocupe. O livro continua sendo p-e-r-f-e-i-t-o e mesmo tendo sido lido há uns 10 anos, é um dos chick-lits que mais gostei de ler. Considero uma releitura: quem sabe?

Sinopse -> Lucy Sullivan vai se casar. Essa moça de 26 anos, que divide o apartamento com as amigas, não tem dúvidas de que, dentro de poucos meses, estará entrando na igreja durante uma linda cerimônia. Só falta um pequeno detalhe: o noivo! Mas Lucy, que nem ao menos tem um namorado e nunca foi muito bem-sucedida no amor, confia piamente nas previsões de sua cartomante e iniciará uma busca incessante (e hilariante) por um bom partido: ele só precisa ser bonito, inteligente e não lembrar em nada o seu pai. A escritora Marian Keyes - após os imensos sucessos Melancia, Férias! e Sushi - está de volta com Casório?! , um romance contagiante e engraçadíssimo.

2. O Momento Mágico - Jeffrey Zaslow

Cadê o casamento??
Esse livro não tem nada a ver comigo, mas tenho na minha estante. Ganhei ele juntamente com o número 3 desse Top 5, da minha mãe. Normalmente ela acerta muito nos presentes literários (como expliquei na resenha do "Como comecei a ler"), mas ultimamente... Não sei se foi uma indireta (ou direta, rsrsr), ou se só foi um "tá todo mundo levando, vou levar pra Anne também", mas sinto muito, mãe. 

Bem, é uma história sobre uma loja de vestidos de noiva, e parece que é baseado em histórias reais. O livro inclusive traz fotos (em preto e branco) antigas e históricas sobre a tal loja. Apesar de ler romances, esse livro não me interessou nadica. Confere a sinopse aí embaixo.

Sinopse -> Em uma cidadezinha, a 100 quilômetros de Detroit, há uma loja antiga com mais de 78 anos que se tornou um ícone em roupas para casamento e vestidos de noiva. Por ali já passaram mais de cem mil moças: noivas, mães e madrinhas. Seus vestidos vão além de roupas elegantes para mais uma cerimônia: eles representam, no imaginário das noivas e de seus pais, a garantia de uma noite de princesa, um símbolo do “felizes para sempre”. Para estas moças, este lugar é, certamente, uma linha divisória: de um lado está a fé no amor e no romance e, do outro, a ingenuidade e o medo. 
Da substância desses sentimentos contraditórios, Jeffrey Zaslow selecionou histórias que às vezes nos fazem rir, às vezes nos partem o coração, mas que oferecem um panorama do que é o casamento e do que as famílias ensinam às suas filhas sobre amor e compromisso.

3. Par Perfeito - Eleanor Prescott

Cadê o casamento??
Como falei no tópico do livro de cima, ganhei este e o outro livro há algum tempinho, e ambos estão atolando a estante. Não me interessei muito por nenhum deles, porém, há uma diferença nesse aqui. Esse até cogito ler esse. 

A história não parece tão chatinha, é um chick-lit sobre uma agência de casamentos e é da Editora Valentina. Tenho gostado muito dos livros da Editora Valentina, então pode ser que goste desse também. Confere a sinopse alí embaixo e me diz se não dá uma canseira/desânimo só de lê-la?

Sinopse -> Não está sendo fácil encontrar o homem dos seus sonhos? Pois bem, então pare de sair por aí batendo cabeça, entrando em roubadas homéricas e espatifando a cara a cada encontro. Está mais do que na hora de você procurar uma profissional na curiosa arte de encontrar o par perfeito. Alice Brown, até que provem o contrário, tem o melhor emprego do mundo. Ela é o que antigamente se chamava de casamenteira, uma profissional especializada em encontrar a tão sonhada “outra metade da laranja”, o amor da sua vida, o fogo e a paixão. Alice passa os dias ajudando mulheres a se apaixonar loucamente. Suas clientes, e… ELA TAMBÉM, é claro, estão ansiosas para conhecer um príncipe encantado. O problema é que é muito mais fácil encontrá-los para as clientes. E, por falar nelas, a última que apareceu, Kate, está a exatos 569 dias de fazer 35 anos e há exatos 5 anos atrasada nessa missão de vida. A dificuldade é que seu, digamos, padrão, está fora dos padrões. Desesperada, isso mesmo, desesperada para encontrar aquele gato, lindo, perfeito, romântico, carinhoso, bom de cama, atencioso, gostosão, charmoso, UFFFFFFA, ela sabe que sua última esperança recai sobre Alice. Enquanto isso, a própria Alice está tendo probleminhas para lidar com seu chefe, e problemaços para parar de se apaixonar pelo homem alheio. E se nada der certo? E se ela falhar com Kate? E se, ela mesma, estiver precisando de uma ajudinha profissional?

4. Só tenho olhos para você - Bella Andre (Os Sullivans #04)

Cadê o casamento??
Dizer que esse livro começa num casamento talvez possa ser considerado spoiler da série, por isso não direi casamento de quem. O casamento, apesar de importante é pequeno para todo romance que se passa no livro depois dele. Como já mencionei na resenha (link acima) sobre a série toda da autora Bella Andre, esse é meu livro preferido da autora até agora. 

Sophie, a mocinha tímida porém corajosa e decidida, resolve atacar Jake, amigo de sua família e de seus irmãos desde pequenos e "homem dos seus sonhos" (dela e nossos também, meninas), durante a festa de casamento de um de seus irmãos. O flerte começa na preparação para a cerimônia e resulta numa noite de sexo maravilhosa, mas tudo se desfaz ao amanhecer. Só que nem tudo é o que parece e Jake acaba tendo que convencer Sophie a dar uma chance a eles e ficar com ele por ao menos uma semana. Não quero dar spoilers. Só de relembrar a história, dá vontade de reler, pela segunda vez. Mesmo com todos os problemas que aparecem,  Sophie e Jake são perfeitos um pro outro <3 Livro lindo, lindo, lindo.

Sinopse -> Sophie Sullivan, uma bibliotecária de São Francisco, tinha cinco anos de idade quando se apaixonou por Jake McCann. Vinte anos depois, estava convencida de que o bad boy ainda a via como a gêmea Sullivan boazinha. Isso quando ele se dava ao trabalho de olhar para ela. Ao se envolver na magia do primeiro casamento dos Sullivan, Sophie sente que já passou da hora de fazer o que quer que seja preciso para que Jake a veja como a mulher que realmente é.  No entanto, ela terá dificuldade em mostrar a Jake que pode ser uma mulher forte e decidida, capaz de amá-lo para sempre. E não só porque ela é a inacessível irmã de seus melhores amigos, mas porque ele tem medo tê-la perto demais. Na verdade, ele desconfia que seu segredo mais vergonhoso poderá ser desvendado.


5. Belo Casamento - Jamie McGuire (Belo Desastre #2.5)


Cadê o casamento??
No título, dã! =P
Já fiz resenha para esse livro, o link está acima. Confira. É um casamento inusitado. As circunstâncias, principalmente. Abby e Travis fogem para Las Vegas para casar numa daquelas capelas com Elvis e tudo. É engraçado, mas sério ao mesmo tempo, devido ao  momento e ao segredo que Abby está escondendo dele. 

Esse livro entrou no meu TOP 5, porque o livro todo é o casamento, preparativos e lua-de-mel. A coisa acaba sendo tão de última hora que America fica chateada e prepara outra festa, pode?! Casamento quase em dobro! ;-) 

Sinopse -> A louca e viciante história de amor de Travis e Abby foi narrada por ela em Belo desastre e por ele em Desastre iminente. Como num conto de fadas moderno, sabemos que eles se casaram e foram felizes para sempre... mas quanto realmente conhecemos dessa história? Por que Abby fez o pedido de casamento? Que confidências eles trocaram antes da cerimônia? Onde passaram a noite de núpcias? Quem sabia que eles iam se casar e guardou segredo?  Todos os detalhes sobre o casamento de Travis e Abby eram secretos... até agora. Os fãs do casal mais quente da literatura terão todas as suas perguntas respondidas nesta história vertiginosa sobre o dia (e a noite...) do casamento de Travis e Abby e o melhor, contada pelo ponto de vista dos dois!


*** 

Bom, esse foi meu TOP 5 livros com casamentos. 
Preferi escolher os que eu já tinha na minha estante, mas há muitos outros que poderiam ser mencionados até entre os que eu ando lendo: 
- "Amanhecer" (Crepúsculo #04): onde há o casamento e a fatídica Lua de Mel da Bella e do Edward.
- A série "Quarteto de Noivas" da Nora Roberts: Quatro livros, quatro amigas que brincavam de casamento e agora os organizam, enquanto acabam encontrando alguns para elas mesmas; Ainda não li, mas quero ler.
- "Ligeiramente Casados", um romance de época com um casamento quase que "de conveniência", que já tem resenha aqui no blog e eu AMEI. Recomendo.
- "Noiva Irresistível", da série Irresistível, da Christina Lauren: já tem resenha aqui no blog sobre a série também. A noiva Chloe e seu grupo de amigos passam por alguns apertos, confusões e aventuras na organização do gigantesco casamento que envolverá a todos. 
- "De repente, o amor" (Susan Fox): Já resenhado aqui no Blog, Kat, a protagonista feminina deste romance está numa viagem de trem rumo ao casamento da irmã mais nova, o qual está ajudando a organizar.
- "Cidade das Cinzas" (Cassandra Clare) - Terceiro livro da série com seis "Os Instrumentos Mortais", temos um casamento no final, e somos apresentados a todos os costumes diferenciados nesta data entre os Caçadores de Sombras.


Há outros tantos, mas estes são os que me recordei.
Que tal? Gostaram? 
Algum casamento em vista aí? =) 
Seja como for, felicidades no amor para todo mundo!
<3


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Conclusão #MLI2015 Maratona Literária de Inverno

Semana 1: 6 de julho- 12 de julho
Temas: Fantasia / Distopia/ SCi-Fi
Livros da TBR: Cidade do Fogo Celestial, Delírio, Códex dos Caçadores das Sombras 

Comecei a primeira semana terminando de ler "Trono de Vidro" (Sarah J. Maas) que era minha leitura de junho. O plano era finalizá-lo antes da Maratona começar, mas não deu e eu não podia esperar até o fim da Maratona, não é? O bom foi que o livro se encaixava perfeitamente na temática Fantasia. 

No segundo dia eu resolvi que começar a ler Delírio não era minha prioridade e, acabei encaixando na temática Distopia o livro "Fahrenheit 451", que eu havia abandonado quase na metade há alguns meses. Eu terminei de ler, mas foi bem mais difícil que eu esperava. 

Além desses, eu comecei a ler "O Códex dos Caçadores de Sombras" e foi uma escolha perfeita para ler enquanto lia o "Príncipe Mecânico", que comecei, mas não acabei na primeira semana de Maratona.

TOTAL DE PÁGINAS: 324
MÉDIA POR DIA: 46.
***

Semana 2: 13 de julho - 19 de julho
Temas: Thriller/Suspense/Terror
Livros da TBR: Garota Exemplar, Heresia

Tentei começar "Heresia" (um empréstimo) e continuar com "Garota Exemplar", mas não deu. Houve uma época em que eu era fanática por suspenses e livros policiais, mas hoje em dia não consigo curtir esse tipo de leitura. Queria muito ter conseguido ler "Garota Exemplar", porque também foi uma leitura que abandonei. Não gostei da Amy (a te não al da Garota Exemplar) e não confiei no Nick. A expectativa é grande por gostar dele, já que parece ser O LIVRO que todo mundo fala bem.

Experimentei começar um livro que se encaixasse mais no tema: "A desconstrução de Mara Dyer", e estava adorando, mas acabei abandonando no começo para ler "Principe Mecânico" que estava começado.

Dediquei então a ler "Príncipe Mecânico" e "O Códex dos Caçadores das sombras", mas não consegui concluí-los nessa semana. No "Príncipe Mecânico" faltaram algumas páginas que eu li no primeiro dia da terceira semana, concluindo-o dia no 20 de julho e no "O Códex..." eu dei uma parada porque acabei tendo um spoiler muito grande sobre a série "As Peças Infernais". Não foi culpa do livro, foi minha, mas achei melhor adiantar melhor a série "As Peças Infernais" antes de voltar a ler o Códex (que é tipo um Manual do Novato).

TOTAL DE PÁGINAS: 278
MÉDIA POR DIA: 40.


***

Semana 3: 20 de julho - 26 de julho
Temas: YA/Romance/Drama

Livros da TBR: Grey, Cidades de Papel (ebook)

Comecei a terceira semana terminando "Príncipe Mecânico" e logo depois comecei "Princesa Mecânica", a continuação, terceiro livro da Trilogia "As Peças Infernais". Não cheguei a concluir "Princesa Mecânica" durante a Maratona.

Não me animei para "Grey", mesmo tendo ganhado ele com todo carinho da minha "irmã-prima". Dei uma chance e li algumas páginas de "Selva de Gafanhotos", livro de YA, que eu já mencionei aqui no blog, mas não continuei. Não sei ainda se vou tornar a ler ele.

Também experimentei ler mas não terminei "O Pequeno Príncipe", aquele super famoso, do Saint-Exupèry, que comprei em promoção por esses dias, já que eu não lembro da história e não me lembro de ter gostado da história quando criança. 

E então, para concluir a semana, peguei "Azar o Seu", um romance chick-lit nacional, que acabei concluindo na última semana.

TOTAL DE PAGINAS: 541
MEDIA POR DIA: 77 


***

Semana 4: BOOKTUBATONA - 27 de julho - 2 de agosto
Temas: Livro Nacional
Livros da TBR: Não Olhe!, Encontrada


Então, como você deve ter percebido, não li quase nada da minha TBR... 

A última semana para mim foi curta. Eu viajei nos últimos 4 dias e fiquei arrumando a mala por mais um dia antes disso então quase não li. Na viagem, levei meu KOBO e acabei adiantando um pouco um ebook que eu tinha começado lendo como um livro físico emprestado "Atraído" (Emma Chase).

Antes de viajar, terminei "Azar o Seu!" e que acabava se encaixando nessa semana por ser de uma autora nacional. Esse livro estava há quase dois anos na minha estante, pode?! Eu sabia que ia devorá-lo e gostar dele, então ele acabava ficando para trás. Isso acontece muito por aqui, que louco, né?

Além disso, li mais um pouco de "Princesa Mecânica", que não terminei. Li 88 páginas de 430 dele. 

TOTAL DE PAGINAS: 118

MEDIA POR DIA: (só li 2 dias) 59



***

TOTAL DE PÁGINAS LIDAS NA MARATONA LITERÁRIA DE INVERNO DE 2015: 1422 PÁGINAS.
TODOS OS LIVROS ERAM FÍSICOS, DA MINHA ESTANTE.

DESAFIOS COMPLETOS 
Um livro com mais de 400 páginas: Príncipe Mecânico
Um livro que virou adaptação cinematográfica: Fahrenheit 451
Começar uma série/ trilogia, etc: Trono de Vidro
Um livro que alguém escolheu para você: Azar o Seu!

LIVROS LIDOS e TERMINADOS
- Principe Mecânico (Cassandra Clare)
- Trono de Vidro (Sarah J. Maas)
- Fahrenheit 451 (Ray Bradbury)
- Azar o Seu! (Carol Sabar)

LIVROS COMEÇADOS e INACABADOS (a maioria eu pretendo terminar, viu!)
- "Princesa Mecânica" (Cassandra Clare)
- "O Códex dos Caçadores das Sombras" (Cassandra Clare & Joshua Lewis)
"A desconstrução de Mara Dyer" (Michelle Hodkin)
- "Atraído" (Emma Chase)
"O Pequeno Príncipe" (Antoine Saint-Exupery)
"Selva de Gafanhotos" (Andrew Smith)