terça-feira, 23 de agosto de 2016

[Resenha 59] Mentirosos - E. Lockhart

*** Um livro que surpreendeu ***

Meu Projeto #PassouDaHoraDeLer:  Concluido 2 de 10.



Este livro não faz parte de uma série.
Editora Seguinte.
272 páginas.


Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.

Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Opinião:
Quanto menos você souber sobre a história, melhor. Eu sabia pouco: era um livro que todos amavam e que tinha um final considerado surpreendente.

Consegui o livro numa troca no começo do ano e levei alguns meses para pegar para ler, tanto que acabou indo parar na minha lista de "livros que passaram da hora de ler" para esse ano. Felizmente, o livro não deixou a desejar. 

A trama é contada por Cadence, uma jovem de 17 anos, que sofreu um trauma forte no "verão dos 15 anos", uma das férias idílicas na ilha particular de sua família. Cadence não consegue lembrar o que houve, apenas sabe o que lhe contaram: foi encontrada junto à agua, quase nua e sem conseguir falar, e que hoje sofre de fortes dores de cabeça. Agora, dois anos depois, ela retorna à ilha e tentará descobrir o que se passou.

O fato de Cadence ser uma narradora não-confiável deu um toque especial, pois tudo que sabemos é contado por ela, que não lembra das coisas que aconteceram. 

Cadence narra vários verões nesse lugar, onde sempre passava férias com toda família. Encontrava com primos, avós e as tias além de um menino (amigo do primo dela) por quem ela é apaixonada. Esses personagens e a ação com eles faz do livro uma típica aventura YA, caso não fosse todo o mistério que capítulo após capítulo se aprofunda. 

Não quero contar mais sobre a história, para não estragar a experiência daqueles de vocês que se aventurarem em lê-lo e eu digo: o façam. A história é rápida, bem escrita, e diverte. 

Eu consegui resolver uma parte do mistério, mas não saquei o como e nem o porquê de ter acontecido. Mesmo tendo percebido parte do desfecho antes, eu gostei muito desse livro.

Essa leitura me deixou interessada em ler mais da autora, apesar de ela ter apenas uma outra obra publicada que não parece no mesmo estilo, chamada "O histórico infame de Frankie Landau Banks".


Um livro que recomendam com base em "Mentirosos" é "A história secreta" de Donna Tartt. Dizem que é "Mentirosos para adultos", mas não sei se a referência é pelo fato do segredo do desfecho ser similar ou não. Se for, já sabendo o final com uma sinopse não me interessa muito, dificilmente lerei, mas fica a dica aí. 



"Mentirosos" é uma história Young Adult (escrita para o público jovem adulto) de leitura rápida e definitivamente surpreendente, mas que acho que tanto jovens quanto adultos podem gostar.



Recomendaria?? Sim, é um livro curto, uma leitura rápida e o mistério é bem intrigante. 

Releria?? Não sei. Depois que descubro o final do mistério, fico meio sem vontade de reler. 

domingo, 14 de agosto de 2016

[Resenha 58] O Adulto - Gillian Flynn

*** História curta de mistério complexo ***


Este conto não faz parte de uma série.
Editora Intrínseca.
64 páginas.

Sinopse: Vencedor de um Edgar Award, O adulto, de Gillian Flynn é uma homenagem às clássicas histórias de terror.

Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.
Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação.
No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.
Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.

Opinião:
Sinto que devo começar informando que já li (parte de) "Garota Exemplar" e o abandonei pela página 85. Não consegui me apegar aos personagens, apesar de gostar do texto, não gostei nada do livro. Mesmo assim eu vi o filme de "Garota Exemplar" e de "Lugares Escuros" e tenho interesse em ler "Objetos Cortantes".  Achei o filme de Garota Exemplar bom e o outro eu não gostei.

A história de "O Adulto" é um conto, escrito pela autora para uma antologia organizada por George R. R. Martin. Fiquei intrigada a respeito quando ouvi falar sobre ele num evento sobre thrillers organizado pelas meninas do "Da Literatura" e do "Sacudindo as palavras", com a participação de um integrante do "Segredo entre amigas".

O conto é a história de uma garota de 30 anos que viveu uma vida de enganar pessoas desde pequena, quando "aprendeu o ofício" com sua mãe. Certo dia no atual emprego se passando por vidente para tirar dinheiro de uma mulher, ela encontra um desafio que não esperava, uma casa que poderia estar realmente assombrada. 

Se eu contar mais, estraga a história, já curta, porém bem desenvolvida. Gostei do final, achei interessante. Apesar de não ter gostado nada do pouco que li desta autora antes deste conto, achei o conto bom e gostaria de ler outros dela.

Foi um livro fora da minha zona de conforto normal e resultou numa ótima experiência. Espero ter mais sucessos assim em breve.

Recomendaria?? Sim, recomendaria como uma leitura rápida de suspense. 

Releria?? Talvez. Não tenho vontade de reler, mas não me importaria de fazê-lo.