segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Desafios de Leitura - Que tal participar de um em 2016???

Muita gente por aí com gosto por desafios e deve ter sido uma dessas pessoas que resolveu juntar o útil ao agradável e criar os desafios literários. Existem diversos rolando por aí: sejam numéricos, ou temáticos com coisas bem complicadinhas o facinhas de cumprir, e hoje apresento-os a vocês.

Estou efetivamente participando de 3 desafios por enquanto, mas isso só ocorre porque até agora o ano está tranquilo. Essas férias estão rendendo boas leituras como já mencionei na postagem de Resumo de Janeiro, mas só D's sabe o que o restante do ano me reserva. Além de provavelmente dobrar minha carga horária, vou tentar manter a ginástica e sei lá quando e se terei tempo para viver, quem dirá ler. 


Mas chega de sofrenildismo!


Abaixo, informações sobre alguns desafios. Quem sabe você vai se interessar por algum deles? Dá uma olhada nas opções!






Objetivo: Ler uma meta pré-estipulada de livros, que pode ou não ser 100 livros. A ideia é se esforçar para ler mais do que normalmente se lê.
Dificuldade: Depende da meta que você se propor e seu ritmo de leitura.
Inscrições: Já começaram e vão até 01 de dezembro.
Como funciona: O desafio acontece no grupo de Facebook. Quem o organiza é a Clau do "Blog da Clauo", que é uma fofa. Na página do facebook você acha as explicações.

Estou participando deste, minha meta inicial é de 40 livros este ano. Pretendo chegar na meta e dobrar a meta... Veremos  rsrsrs






Objetivo: Cumprir todos os 15 desafios propostos até o fim do ano. Esse desafio propõe que você leia 15 livros, sendo que pelo menos um de cada tópico da imagem acima. Levando em conta que a maioria dos tópicos são fáceis de cumprir, não deve ser difícil concluir esse desafio logo.
Dificuldade: Fácil.
Inscrições: é só chegar e começar a fazer =)
Como funciona: Mais informações na página do facebook. Quem organiza é a Helena Eher, do blog e do canal Leitora na Holanda, outra fofa que é bem acessível e participativa.


Estou participando desse desafio e por enquanto cumpri 6 deles. Está fácil, mas não sei como vai ser quando chegar mais pro fim dos tópicos... 

3. I Dare You 2.0 


Objetivo: Cumprir um tema de cada mês. Se você quiser pode escolher cumprir 2 ou 3, mas o regulamento de participação pede um.
Dificuldade: Média. Acho que alguns meses parecem mais complicados que outros para mim, mas o fato de ter 3 opções de temas me deixa mais tranquila.
Inscrições: O desafio tem um blog, com tudo explicadinho. Link para inscrições.
Como funciona: Esse desafio tem participação ativa na página do facebook, mas para participar efetivamente é preciso resenhar até o fim do mês o livro lido. Pode ser resenha em blog ou no Skoob, ou apenas um relatório enviado para as organizadoras, mas é obrigatório. 

Estou participando deste desafio também. O livro que li em Janeiro foi "A Herdeira" da Kiera Cass, que eu tinha ganhado de presente de aniversário de uma amiga. 

Agora em fevereiro ainda não decidi, mas estou quase certa de escolher o desafio "livro com a sua inicial" e para este lerei  "Aura Negra", da Richelle Mead ou "Almanova" da Jodi Meadows.

4. Desafio de Leitura 12 Meses de Poe




Objetivo: "Ler obras de Edgar Allan Poe" e "Ler mais contos"
Dificuldade: Fácil.
Inscrições: Há um formulário para receber lembretes e um grupo no facebook para interação.
Como funciona: Clicando no link acima, você é redirecionada/o ao blog "Anna Costa" da pessoa que criou o desafio. Ela já inclusive disponibilizou pdf de todos os contos por lá.

Conheço pouco desses contos, mas todos os que conheço são ótimos: sombrios, cheios de suspense e mortes etc. Não li o desafio de janeiro, mas nada impede de u mudar de ideia.

5. Fuxicando sobre chick lits 2016



Objetivo: Ler 12 livros do estilo Chick Lit. O link no blog criador explica direitinho no que consiste esse gênero literário, mas eu o resumiria em "aquele que você consegue imaginar se transformando num filme de comédia romântica".
Dificuldade: Média à alta.
Inscrições: Sem inscrições, pelo que compreendi.
Como funciona: No Blog Livros e Fuxicos, uma das resenhistas, a Aione Simões, explica mais sobre os 12 desafios e sobre o estilo literário. 
  1. Ler um chick-lit que seja seu primeiro contato com o autor em questão;
  2. Ler um chick-lit que não tenha nada na cor rosa na capa;
  3. Ler um chick-lit que tenha a capa azul; 
  4. Ler um chick-lit escrito em formato de emails, cartas e/ou mensagens;
  5. Ler um lad-lit (chick-lit protagonizado por um homem); 
  6. Ler um chick-lit de um(a) autor(a) best-seller; 
  7. Ler um chick-lit nacional; 
  8. Ler um chick-lit que seja o primeiro livro de uma série; 
  9. Ler um chick-lit que tenha ligação com filmes (pode ter sido adaptado para o cinema ou pode conter essa temática no enredo); 
  10. Ler um chick-lit com um coração na capa; 
  11. Ler um hen-lit (chick-lit protagonizado por uma personagem com mais de 40 anos); 
  12. Ler um chick-lit narrado em terceira pessoa. 
Costumava ler vários chick lits, mas saí dessa fase faz um tempo. Até tenho livros que poderia ler para cumprir alguns desafios, mas não pretendo entrar nesse desafio. Quem sabe mudo de ideia até o fim do ano.


***

Eaí, você já está participando? Interessou por fazer algum deles? Tem vários outros por aí também. 

Vi num canal do You Tube até um desafio de uma Vlogueira Portuguesa para ler Agatha Christie e também tem o do Vitor Martins com o Calendário Literário de 2016.

Desafios podem ser uma ótima ideia para ler mais e mais variadamente... É só achar o que agrada mais e... 

Pronto!
Que a sorte esteja sempre ao seu favor ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário