terça-feira, 5 de julho de 2016

Top 5 séries de Fantasia que abandonei

Há pouco tempo falei de 5 séries de Romances que eu abandonei, ou seja, não li todos os livros. Resolvi fazer mais um Top 5 livros só que de Fantasia, um dos meus gêneros preferidos, que abandonei.

Continuo achando que as pessoas precisam saber quando é hora de ir adiante, desapegar de séries que não estão prendendo sua atenção e buscar uma nova série ou livro único para se apaixonar! Há tantos por aí!

Infelizmente essas séries aí abaixo OU não foram apaixonantes para eu querer ler todos os livros delas OU tive problemas que me fizeram desistir permanentemente de continuar a leitura delas.

Confere quais foram!

1. Série Beautiful Creatures - Margaret Stohl & Kami Garcia 



Lido: 1) Dezessesis Luas
Não Lerei: 2) Dezessete Luas, 3) Dezoito Luas, 4) Dezenove Luas

Eu adorei o protagonista masculino de "Dezesseis Luas", Ethan, o fluxo de pensamento dele e a personalidade dele, mas Lena, a protagonista feminina com poderes sobrenaturais não me cativou nadinha.


Além disso, acho que essa série não tem muito a ver com o público leitor brasileiro. O mistério dessa série está relacionado com um estado típico americano, com costumes típicos americanos e principalmente com a História dos EUA. Sempre gostei de História, mas não sou expert na história da Guerra Civil Americana (uma das partes mais importantes da história deles) que é o centro do mistério.


Uni esses dois problemas importantes à uma mitologia não muito clara: A família de Lena são bruxos/feiticeiros ou apenas possuem magia? e ainda precisam passar por uma cerimônia de invocação pra decidir, resolver qual o seu "lado"... Sendo que ninguém é completamente bom ou mal, e isso também me desagrada. 


Eu poderia resumir dizendo que não compreendi exatamente como nada da trama se encaixava e não estava disposta a me arrastar por mais 3 livros para descobrir, mesmo tendo gostado de Ethan. 

E não me pergunte sobre o filme. Nada fiel ao livro. Blerg!

2. Trilogia Não Pare! - FML Pepper



Lido: 1) Não Pare! 2) Não Olhe!
Não Lerei: 3) Não Fuja!


Gostei MUITO de "Não Pare!" (Sim! Com exclamação!). Um livro muito bom de uma autora nacional que está com um bom sucesso. Aí comecei a ler "Não Olhe!" (A continuação!) e lá pelos 35% da leitura (em ebook!) eu travei. A trama tinha começado a ficar confusa, mas aí quando pareceu que ia melhorar e explicar tudo, degringolou de vez. 

Aparecem 4 "reinos" diferentes com muitos nomes de personagens diferentes e me perdi neles. Aí já estava completamente perdida nos personagens, eles ainda ficam se traindo uns aos outros e a Nina, a protagonista foge do único que parece realmente querer ajudá-la. Eu B-O-I-E-I-! no livro dois, mas como a escrita era boa e eu queria MESMO saber se entendia onde a trama estava querendo chegar, terminei.


Basta dizer que ao terminar o livro dois, eu não sabia dizer que furacão havia passado sobre aquele mundo daquele livro nem na minha cabeça, misturando todas as ideias. Nem consegui fazer a resenha do segundo livro para publicar aqui no blog! Até tenho curiosidade de saber como terminará, sabe como é?! Mas vou esperar alguém se submeter ao tornado do terceiro livro e me dizer como termina.

Confira minha RESENHA de NÃO PARE!!

3. Série Witch & Wizard - James Patterson & outros


Lido: 1) Bruxos e Bruxas
Não Lerei: 2) O Dom 3) O Fogo 4) O Beijo

Li o primeiro livro em 2013, quando estava "de molho" em casa, por ter fraturado o tornozelo esquerdo. Achei uma mistura mal feita de Harry Potter com distopia. O vilão não pode ser nomeado e é chamado de "O Único Que É O Único" e lembra muitos outros detalhes o Voldemort e ditadores reais da História do Mundo.


Os nomes dos protagonistas irmãos é With (menino) e Whisty (menina) bem fáceis de confundir e a história alterna pontos de vistas deles, o que é totalmente desnecessário. 

Em geral, achei a história fraca e bastante infantil, apesar de ter ação suficiente para me fazer terminar a história do primeiro. A parte da bruxaria é bem simples, não tem nada de empolgante. Partes do livro me lembraram a Inquisição. Olha, achei um livro de recortes que dá pra divertir, mas não me cativou. Talvez se eu fosse mais nova ao ler, teria gostado um pouco mais, mas a qualidade não é lá grandes coisas.

4.  Série Calafrio - Maggie Stiefvater


Lidos: 1) Calafrio
Não Lerei: 2) Espera 3) Sempre 4) Perdido

Gostei muito da escrita da autora e gostei dos personagens, em geral, mas não fui cativada pela série. Não sei, tem uma trama boa, mas a mitologia utilizada com os Lobisomens foi estranha e o final não me convenceu nem um pouco.

Acho que não gostei tanto pelo livro mostrar apenas lobisomens, enquanto todos os outros livros que li com lobisomens apresentavam outros seres sobrenaturais também. Apesar disso, gostei do livro e até cogitaria talvez um dia ler o restante da série, pois a autora escreve bem.

Confere nesse link a resenha do livro "Calafrio".

5. Série Sussurro/Hush Hush - Becca Fitzpatrick


Lidos: 1) Sussurro 2) Crescendo
Não Lerei: 3) Silêncio 4) Finale

Eu gostei de Silêncio. Li em 2011, faz bastante tempo. Não gostei muito dos protagonistas principais, Patch e Nora. Nora é tão tapada quanto a Bella Swan e achei Patch fraco. Pareceu um cara gostoso, mas não me conquistou como outros protagonistas. Li bastante rápido até, o livro tinha uma ótima edição e a escrita fluiu bastante bem, portanto mesmo não tendo adorado o primeiro livro, adquiri o segundo.


Li o começo do segundo livro e o abandonei na estante por muito tempo. Acho que se passou um ano até que eu resolvesse terminar a leitura do livro dois. Acho que esse foi o fator principal para eu desistir da série: quando terminei o livro dois, não lembrava muito de detalhes e não estava afim de reler o livro um. 

Cheguei a adquirir o livro três, mas a preguiça foi maior. Eu não lembrava de detalhes e fiquei confusa demais ao fim do livro dois. Acabei trocando o livro três sem nem ler.

***

Então...
Estas foram algumas das séries de fantasia que eu não terminei de ler, e que Não Recomendo a leitura. Pode ser que algumas pessoas gostem, mas para mim a maioria desses livros não funcionou. Se eu tivesse que escolher uma dessas séries para concluir um dia, acho que seria a série Calafrio. Ela não era ruim, mas também não era maravilhosa. Já a série do Patterson eu acho que só terminaria sob tortura, aff...

Gosto é gosto e sei de bastante gente que é fã desses livros, então, não se esqueça: é apenas a minha opinião. Fique a vontade para ter a sua! =)