domingo, 14 de agosto de 2016

[Resenha 58] O Adulto - Gillian Flynn

*** História curta de mistério complexo ***


Este conto não faz parte de uma série.
Editora Intrínseca.
64 páginas.

Sinopse: Vencedor de um Edgar Award, O adulto, de Gillian Flynn é uma homenagem às clássicas histórias de terror.

Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.
Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação.
No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.
Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.

Opinião:
Sinto que devo começar informando que já li (parte de) "Garota Exemplar" e o abandonei pela página 85. Não consegui me apegar aos personagens, apesar de gostar do texto, não gostei nada do livro. Mesmo assim eu vi o filme de "Garota Exemplar" e de "Lugares Escuros" e tenho interesse em ler "Objetos Cortantes".  Achei o filme de Garota Exemplar bom e o outro eu não gostei.

A história de "O Adulto" é um conto, escrito pela autora para uma antologia organizada por George R. R. Martin. Fiquei intrigada a respeito quando ouvi falar sobre ele num evento sobre thrillers organizado pelas meninas do "Da Literatura" e do "Sacudindo as palavras", com a participação de um integrante do "Segredo entre amigas".

O conto é a história de uma garota de 30 anos que viveu uma vida de enganar pessoas desde pequena, quando "aprendeu o ofício" com sua mãe. Certo dia no atual emprego se passando por vidente para tirar dinheiro de uma mulher, ela encontra um desafio que não esperava, uma casa que poderia estar realmente assombrada. 

Se eu contar mais, estraga a história, já curta, porém bem desenvolvida. Gostei do final, achei interessante. Apesar de não ter gostado nada do pouco que li desta autora antes deste conto, achei o conto bom e gostaria de ler outros dela.

Foi um livro fora da minha zona de conforto normal e resultou numa ótima experiência. Espero ter mais sucessos assim em breve.

Recomendaria?? Sim, recomendaria como uma leitura rápida de suspense. 

Releria?? Talvez. Não tenho vontade de reler, mas não me importaria de fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário