terça-feira, 23 de agosto de 2016

[Resenha 59] Mentirosos - E. Lockhart

*** Um livro que surpreendeu ***

Meu Projeto #PassouDaHoraDeLer:  Concluido 2 de 10.



Este livro não faz parte de uma série.
Editora Seguinte.
272 páginas.


Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.

Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Opinião:
Quanto menos você souber sobre a história, melhor. Eu sabia pouco: era um livro que todos amavam e que tinha um final considerado surpreendente.

Consegui o livro numa troca no começo do ano e levei alguns meses para pegar para ler, tanto que acabou indo parar na minha lista de "livros que passaram da hora de ler" para esse ano. Felizmente, o livro não deixou a desejar. 

A trama é contada por Cadence, uma jovem de 17 anos, que sofreu um trauma forte no "verão dos 15 anos", uma das férias idílicas na ilha particular de sua família. Cadence não consegue lembrar o que houve, apenas sabe o que lhe contaram: foi encontrada junto à agua, quase nua e sem conseguir falar, e que hoje sofre de fortes dores de cabeça. Agora, dois anos depois, ela retorna à ilha e tentará descobrir o que se passou.

O fato de Cadence ser uma narradora não-confiável deu um toque especial, pois tudo que sabemos é contado por ela, que não lembra das coisas que aconteceram. 

Cadence narra vários verões nesse lugar, onde sempre passava férias com toda família. Encontrava com primos, avós e as tias além de um menino (amigo do primo dela) por quem ela é apaixonada. Esses personagens e a ação com eles faz do livro uma típica aventura YA, caso não fosse todo o mistério que capítulo após capítulo se aprofunda. 

Não quero contar mais sobre a história, para não estragar a experiência daqueles de vocês que se aventurarem em lê-lo e eu digo: o façam. A história é rápida, bem escrita, e diverte. 

Eu consegui resolver uma parte do mistério, mas não saquei o como e nem o porquê de ter acontecido. Mesmo tendo percebido parte do desfecho antes, eu gostei muito desse livro.

Essa leitura me deixou interessada em ler mais da autora, apesar de ela ter apenas uma outra obra publicada que não parece no mesmo estilo, chamada "O histórico infame de Frankie Landau Banks".


Um livro que recomendam com base em "Mentirosos" é "A história secreta" de Donna Tartt. Dizem que é "Mentirosos para adultos", mas não sei se a referência é pelo fato do segredo do desfecho ser similar ou não. Se for, já sabendo o final com uma sinopse não me interessa muito, dificilmente lerei, mas fica a dica aí. 



"Mentirosos" é uma história Young Adult (escrita para o público jovem adulto) de leitura rápida e definitivamente surpreendente, mas que acho que tanto jovens quanto adultos podem gostar.



Recomendaria?? Sim, é um livro curto, uma leitura rápida e o mistério é bem intrigante. 

Releria?? Não sei. Depois que descubro o final do mistério, fico meio sem vontade de reler. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário