sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

[Curiosidades 11] Apetrechos Literários - Post-its & cia

Post-its 

Como viver com eles? Como sobreviver sem? 



É difícil achar um aficcionado por itens de papelaria - como eu! - que não ame post-its ou bloquinhos em geral. Na verdade, Post-it é apenas a marca mais famosa de um tipo de bloquinho de pequenas folhas parcialmente adesivas, muito usado para pequenos recados e lembretes.

Como isso funciona como apetrecho literário??

Leitores assíduos preferem marcar seus livros sem riscar neles e acabam utilizando-os para isso. Alguns usos incluem: 
- Apontar pequenas passagens
- Escrever impressões sobre uma passagem específica
- Marcar páginas com algum detalhe importante da história (eu uso muito para isso!) 
- Escrever citações preferidas

Ainda não uso tanto assim, mas sempre que preciso ou quero escrever algo num livro, acabo usando este método para não escrever direto no livro. Fica mais fácil quando você quer se desfazer dele depois, é só arrancar as pequenas folhas e/ou colá-las em outro lugar, se desejado, sem danificar nem a página do livro, nem o bilhetinho.

Há algum tempo estas belezinhas começaram a ser vendidas em livrarias, e eu os vi sendo usado em livros pela primeira vez nos livros-texto de estudantes de áreas como Direito e Medicina. Além de ajudarem nas leituras, também auxiliam estudantes.

A Diversidade

Existem post-its de diversas marcas e tamanhos, isso sem falar de formas, cores e desenhos. Há também de diversos preços, mas a maioria costuma ser um pouco cara, apesar de se poder achar com preços acessíveis. Tem até gente que faz seus próprios! Confere um vídeo bem legal aí embaixo sobre isso!



Me deu vontade de tentar fazer, mas por enquanto ainda tenho vários dos que ganhei e comprei.


Um tipo de Post-it muito usado no mundo literário é o que chamamos de "Flags" (traduzindo: Badeiras) que são pequenas, normalmente transparentes e com uma ponta em forma de seta (ou não), mas que ficam perfeitas pra marcar uma linha em um texto.

Minhas "Flags"

Além desse modelo, há vários outros. Os mais tradicionais são os retângulos 10x07 cm. Algumas vezes encontra-se pequenas cadernetas, com flags e retângulos, muito fáceis de usar com diversas opções.

Retângulos: tradicionais e menores
Cadernetas, com variadas opções, são encontradas por preços bons.
Essas minhas, paguei 3 reais.
Também pode-se encontrar em formato de coração, estrela e seta, entre outros. Eu tenho em formato de personagens da "Alice no país das maravilhas", maçãs, Matrioskas e Minions, mas os mais escuros são difíceis de se enxergar após escrever, então apenas decoram agendas e cadernos.

Alguns com formatos diferentes que comprei e ganhei de amigas leitoras

Esses são a maioria dos que tenho. Achei que ilustravam bem. Espero que tenham gostado de vê-los!

Você utiliza post-its?
Como marca seus livros? 

Espero que tenham curtido a dica =)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário