domingo, 31 de maio de 2015

[Curiosidades 07] Noite de lua cheia.. Cuidado com o Lobo!

Às vezes, gosto de fazer posts diferentes, e não lembro como tive a ideia para um sobre animais na literatura. Conforme fui escrevendo, o tema mais amplo dos lobisomens surgiu e resolvi dar uma atenção especial para eles agora.

Espero que gostem!



Assim como vampiros, os lobisomens sempre foram criaturas sobrenaturais populares, mas diferentemente de seus amigos gelados, os lobisomens costumam estar envoltos em uma manta mística, pois a transformação não é "permanente" mas, em períodos regulares, envolve mudança completa da forma do homem original.


Acho que meu primeiro contato pós-Crepúsculo com lobisomens na literatura, foi em "A garota da capa vermelha", que virou filme com a atriz Amanda Seyfried. É uma releitura de Chapeuzinho Vermelho, e o lobo mau na verdade é lobisomem, e pior, um conhecido da mocinha. A graça (tanto do filme quanto do livro, que já li) é tentar descobrir quem é o tal lobo... Já li e não achei o livro bom. Inclusive, o livro não tinha o último capítulo de propósito, eu tive que acessar a internet para lê-lo.



Cena de Hemlock Grove, a série, que está em sua terceira e última temporada

"Calafrio" (Maggie Stiefvater) e "Lobos não choram" (Patricia Briggs) são os primeiros livros de duas séries em que o elemento sobrenatural principal é o lobisomem. Ambas parecem muito boas, já ouvi falar muito bem. 


"O Último Lobisomem" (Glenn Duncan) foi um dos livros com os quais me deparei e cuja sinopse mais me chamou atenção. Confere aqui!


O Último Lobisomem - Jake Marlowe é um lobisomem. Ele é sarcástico e tem crises existenciais. Durante duzentos anos, ele vagou pelo mundo escravizado por seus apetites lunáticos e atormentado pela memória de seu primeiro e mais monstruoso crime. Agora, último de sua espécie, ele perdeu a vontade de viver. Mas enquanto Jake se prepara para morrer - ele é o troféu final de uma organização que caça seres sobrenaturais -, um assassinato violento e um encontro extraordinário mergulham-no diretamente de volta à busca desesperada pela vida - e pelo amor. 

"Hemlock Grove" (Brian Greevy) é um título recente que pouco ouvi falar, mas sei que virou um seriado de terror do Netflix e que tem uma capa bastante apavorante... Não assisti nenhum episódio, mas a série foi renovada para uma terceira e última temporada.



Como disse, meu primeiro contato com lobisomens foi com Jacob Black (Série Crepúsculo, de Stephenie Meyer) e também há a alcateia de Luke na série "Os Instrumentos Mortais" (Cassandra Clare) e meu último contato tem sido "Alma?" de Gail Carriger.




O primeiro livro da série da Editora Valentina "O Protetorado da Sombrinha" - que, até agora tem 3 livros publicados em português e mais dois em inglês - é um romance em que sobrenatural com vampiros, fantasmas e lobisomens se misturam numa trama estilo Steampunk. Estou no começo ainda, mas Lorde Maccon, o Alfa da região de Londres onde mora Alexia Tarabotti, nossa "heroina" é bastante interessante e sedutor... Em breve, resenha dele!

*** 

Resumindo: 
Leio pouco de lobisomens, mas há muita literatura por aí que me atrai com esse tema. Quem sabe, depois que eu diminuir bastante a famosa "A Pilha" eu coloque uns lobisomens nela. 

A sinopse da série Hemlock Grove me chamou tanto atenção que deixo ela aqui na finaleira para você conferir também, enquanto eu aproveito para baixar alguns episódios... 


Hemlock Grove é um conto de mistério, assassinato e monstros que se passa em uma cidade da Pennsylvania. A série começa quando o corpo de uma jovem é encontrado em um velho moinho. Alguns moradores suspeitam de alguém que escapou da Torre Branca. Outros acreditam que o assassino pode ser Peter (Landon Liboiron), um adolescente de 17 anos que diz a seus colegas que é um lobisomem. Ou poderia ser Roman (Bill Skarsgard), um arrogante cheio de problemas. Enquanto o crime continua sem solução, os rumores se acumulam, e Peter e Roman decidem encontrar o assassino eles mesmos, confrontando as verdades indizíveis sobre eles mesmos e sobre Hemlock Grove.

Nenhum comentário:

Postar um comentário