sábado, 12 de setembro de 2015

[Curiosidades 09] Apetrechos Literários - Capas para livros


Minha mania de usar capas para livros começou ano passado, por setembro, mais ou menos na mesma época que comecei o blog. Comprei a minha primeira (a azul com as matrioskas) que a Fernanda Yano do Fernanda Artesanatos fez e não me arrependi. 



A capa das corujas (acima) e a de oncinha (abaixo) também foram feitas por ela (como podem ver, pelo cobertor abaixo dos livros, adoro coisas de oncinha, hihih). A de oncinha acabou não parecendo, mas é um pouco menor que as outras, para caber aquele formato de livro menorzinho (formato dos livros da série dos Jogos Vorazes, por exemplo). A que tem os desenhos estilo patchwork comprei numa feirinha, com a Carmen, da DuoBag e a mais nova aquisição, e confesso que por dentro ela é ainda mais lindinha que por fora.



Tenho ainda outras duas, mas são as que menos uso. Uma é cinza em forma de saco e fecha com velcro, mas só cabe um livro pequeno (mas fica apertado) e a outra é floridinha, é tipo estas que mostrei, mas o livro fica boiando dentro dela (é muito grande. Só serve para livros muito grossos e mesmo assim fica folgada). Se eu achá-las eu coloco foto.

As vantagens de usar estas capas, além de enfeitar os livros e dar um toque pessoal para eles, são que uma capa de pano...
        *Não mostra a capa do livro: Você pode ler o livro onde quer que seja, pois as pessoas não te julgarão por sua escolha. Seja livro com temática erótica ou Paulo Coelho, você pode ficar tranquila, ninguém saberá.
        *Esconde capas feias: Vamos combinar que tem livro com capa de dar susto, né? Não vou citar nenhum pra não magoar ninguém, eheheh mas que tem, tem.
        *Facilita o transporte: Algumas capas vem com alças e podem ser carrregadas como pastinhas.
        *Protege de umidade, sujeira e cia: Também previne de amassar tanto. Uma vez, deixei um livro na mesma sacola ecológica que estava usando e larguei uma garrafinha de água mal fechada junto. Molhou todo meu material da escola (folhas e livros didáticos) mas peguei a tempo e o estrago não foi tão grande no livro por causa da capa que encharcou primeiro que o livro.

Os links das duas pessoas que conheço que fizeram essas minhas:

Carmem - DUOBAG
www.duobag.blogspot.com
https://www.facebook.com/Duobag-424209494282452/timeline/


Fernanda Yano - Blog Fernanda Artesanatos
https://www.facebook.com/Fernandaartesanatos?fref=ts
http://www.elo7.com.br/fernandaartesanatos


A Fernanda eu sei que faz encomendas e envia para todo Brasil. Ambas vendem as capas por volta de 30 reais.  

Espero que tenham curtido, em breve venho contar e mostrar um pouco mais dos meus "Apetrechos Literários" ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário