domingo, 6 de setembro de 2015

[Resenha 31 - BR] Azar o Seu! - Carol Sabar

*** Mocinha fica tão atordoada que chega a ser engraçado... ***

Terminei esse livro durante a Maratona Literária de Inverno 2015
(Semana temática 4 - Autores Nacionais; Desafio Livro que alguém escolheu pra mim)



Editora Jangada
368 páginas
(livro único)

Sinopse: Bia está parada num engarrafamento no Rio de Janeiro, pensando em sua vida azarada. Sem emprego, atolada em dívidas, ela não imagina que está prestes a viver a grande coincidência da sua vida. O motorista do carro ao lado está buzinando, tentando se comunicar com ela, como se fosse um velho conhecido... E ele é! Mas Bia não o reconhece. E como poderia? Ele é um homem, não mais o garoto de dez anos atrás. Está mais encorpado, cortou o cabelo, livrou-se do aparelho nos dentes e das espinhas do rosto, está tão diferente, tão lindo... 

O motorista sai do carro, mas não tem tempo de se explicar, pois começa um violento tiroteio e eles têm que se jogar lado a lado no asfalto. Certa de que está prestes a morrer, Bia entra em desespero e se prepara para dizer suas últimas palavras, na esperança de que o suposto desconhecido deitado ao seu lado possa levar um recado a Guga, seu amor da adolescência, sem perceber que é ele próprio que está ali, ouvindo a inesperada declaração de amor! 

Os dois escapam juntos do tiroteio e, a partir daí, começam a se envolver, dia após dia... Guga, sem coragem de assumir sua verdadeira identidade. Bia, fascinada por ele e feliz consigo mesma por finalmente estar se apaixonando por alguém que não é Guga... 


Opinião: 
Agradeço à Rafaella Lima, do Blog "Vamos Falar de Livros?" pela escolha deste livro para eu cumprir o desafio da Maratona Literária de Inverno de 2015. Valeu Rafa!

Ganhei esse livro da minha mãe, quando fraturei o tornozelo em agosto de 2013, e tinha que ficar parada em casa, mas passei muitos na frente e acabei esquecendo dele. Até a Rafa resolver
 tirar ele da estante para mim! Eu deixei ele pra trás porque eu sabia que gostaria! Estranho isso né? 


"Azar o Seu!" não é o melhor livro que já li, nem o mais engraçado dos Chick Lit que já li, mas é um livro legal. É bem escrito, sua língua original é o português. O livro e a autora não ficam querendo se passar por estrangeiros, e a coisa não soa como tradução coisa que odeio em alguns livros nacionais.

A Bia é uma jovem de 25 anos, que está numa péssima fase: injustamente acusada de assédio no trabalho ela foi demitida, e agora está praticamente falida. Um dia a van da floricultura do seu pai, que ela dirige, fica presa em um engarrafamento e ela percebe um cara super gato no carro ao seu lado. Um tiroteio começa e o cara gato puxa ela para se esconderem embaixo da van. 


Bia acha que vai morrer, entra em pânico e acaba confessando algumas coisas para o total estranho ao seu lado. Ela diz que ele deve entregar um recado a Gustavo Vitorazzi, de que ela o ama desde a adolescência. Mal sabe a Bia, que ela mesma já fez isso. 


Guga e sua irmã Raíssa fizeram parte da infância de Bia. Foi ele que a beijou pela primeira vez. Raíssa era como uma irmã para ela e os três viveram muitas coisas juntos, mas muitos segredos permaneceram ainda assim. Guga fica feliz e ao mesmo tempo chateadíssimo que Bia não o reconheceu, mas resolve sair com ela mesmo assim e fica cada vez mais difícil de confessar quem ele realmente é. Bia realmente é uma daquelas "cegas que não quer ver" pois Guga dá muitas muitas muitaaaas dicas para ela.


Lá pela metade da história, o tal dilema de descobrir quem é Guga acabou, e eu fiquei: "Tá... E agora?". Duvidei que a autora conseguisse dar uma continuidade consistente para sua história, mas ela o fez e muito bem. Eu inclusive achei melhor a história a partir daí. 


O livro é permeado de lembranças de infância da Bia, bem elaboradas pela autora, pois percebemos as diferenças da Bia adolescente para Bia adulta. As lembranças são importantes para a trama. A história também fala bastante e tem muitos trechos de músicas brasileiras, pois Gustavo é músico e Bia também teve uma formação nessa área.

"Azar o Seu!" é um chick lit bem estruturado com mais conteúdo que apenas o romance. Ele fala de acreditar em si mesma, de amizades e da força da amizade; fala de ir atrás dos seus sonhos, de descobrir qual seu sonho, e fala sobre ir atrás do seu amor, e não desistir dele enquanto houver esperança


(Vale a pena dizer que não é uma trama hot: não tem cena de sexo explicito, só uma em que rola um amasso mais caliente.)





Não é uma história inovadora (inclusive "Os segredos de Emma Corrigan", da DIVA dos chick lits Sophie Kinsella parte de uma ideia parecida) mas é uma leitura gostosa e fluída que vale a pena. 



Recomendaria?? Sim, é uma leitura leve, para mulheres que gostam de chick lit e querem conhecer mais uma escritora Brasileira.

Releria?? Talvez. É uma leitura gostosa que flui, mas não me tocou tanto para uma releitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário