domingo, 22 de maio de 2016

[Curiosidades 12] Annes Literárias!

Oi!
Hoje é meu Anneversário!
Completo 31 annos!!!


Para isso comemorar e como adoro meu nome (tanto que eu pus no blog, não é mesmo), resolvi fazer um apanhado de algumas Annes da Literatura!

Anne Rice


Essa autora é uma americana de mais de setenta anos, que não teve a mesma sorte que eu. Seus pais a chamaram de Howard! Ela escolheu este lindo nome, porém, quando era muito pequena, antes de entrar na escola. 

Nunca li nenhuma obra dela, mas tenho muita curiosidade. Ela escreveu a série "As Crônicas Vampirescas", cujo primeiro de 11 volumes, "Entrevista com o vampiro" foi adaptado nos anos 90 para o cinema, protagonizado por Brad Pitt, Tom Cruise e Antonio Banderas! (Total Recomendado o filme, hein?)São vampiros mais próximos do mito original, bebedores de sangue humano, centenários e muitas vezes cruéis. Além desta série, também ficou famosa pelos livros da série "As Bruxas Mayfair", composta de 4 livros.

A booktuber Tamirez, do Canal Resenhando Sonhos, recentemente fez um resumo sobre as obras desta, que é uma de suas escritoras favoritas. Clique aqui para conferir.

Anne Frank


Essa Anne também não nasceu bem Anne. Era Annelies Marie Frank, judia e alemã, mas que viveu a maior parte da sua vida na Holanda. Sua história é bem conhecida: Anne e sua família ficaram pouco mais de dois anos escondidos da perseguição nazista em um local minúsculo que ela chamava de "o Anexo" em seu diário. "O Diário de Anne Frank" é o livro organizado com os escritos de seu diário, ao qual ela chamava Kitty. Anne, sua família e a família Van Pels foram dedurados e levados aos campos de concentração, onde Anne, sua irmã e sua mãe morreram em 1945, pouco antes do fim da guerra e liberação dos campos. Seu pai, Otto, foi o único sobrevivente (fora enviado a Auschwitz) dos moradores do Anexo e faleceu apenas em 1980.

O relato de Anne sobre uma adolescência comum e ao mesmo tempo incomum é até hoje conhecido e lido por vários adolescentes que se identificam em diversos níveis com os sentimentos. Para mim, também Anne e também judia, a emoção ao ler o diário com a mesma idade que ela escreveu foi uma experiência muito emotiva e importante.

A Booktuber Tatiana Feltrin fez uma video-resenha sobre o livro e explicou muitas coisas que eu mesma não sabia sobre esta obra e menina. Clique aqui para ver o vídeo.

Anne Elliot 


Agora começam as Annes personagens famosas. A primeira é Anne Elliot, protagonista do romance "Persuasão" da autora Jane Austen, mais conhecida por "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade". Ainda não li este li ou qualquer livro de Jane Austen: estou lendo, aos poucos, e adorando "Orgulho e Preconceito", mas ainda não finalizei a leitura.

Minha xará literária cancela seu compromisso com o "mocinho" o Sr. Wentworth, pois ele não era rico. Oito anos depois, tendo feito carreira promissora na Marinha, Frederik volta, agora rico e com títulos. Os caminhos de ambos se cruzam e aí... Bom, não sei, já que não li, mas imagino que role um romance e muitos arrependimentos? 

Este foi o último livro concluído pela autora, um ano antes de sua morte e foi publicado postumamente. Talvez a maturidade da autora prevaleça neste romance mais do que noutros, e espero que Anne não me desaponte!

Anne, a criada
Esta Anne, sem sobrenome aparente (que eu lembre) é uma das três criadas cedidas à America durante sua Seleção, que se dá nos três primeiro livros (dos 5) da série de Kiera Cass. Juntamente com Lucy e Mary, Anne cuida do bem estar e das necessidades de America, com um carinho grande pela garota que pode vir a se tornar Princesa. Anne é a chefe das três e tem um passado interessante, que transparece mais no terceiro livro, "A escolha", quando sabemos sobre quem será a escolhida de Maxon e quando a situação político-econômica de Illéa se torna bastante agitada. 

Esta Anne é corajosa e modesta e me lembro de pensar que o mundo literário precisa de mais Annes, ao ler seu nome pela primeira vez nos livros dessa série que eu gosto.

Anne Brontë


A mais nova e menos conhecidas das irmãs escritoras da família Brontë, Anne (irmã de Emily e Charlotte) faleceu nova e publicou duas obras "Agnes Grey" e "A inquilina de Wildfell Hall", pouco conhecida por nós no Brasil. "O Morro dos Ventos Uivantes" de Emily e "Jane Eyre" de Charlotte com certeza são títulos mais famosos por aqui. 

Uma curiosidade que já publiquei aqui na [Curiosidades 05] sobre o uso de pseudônimos na literatura, pois as três irmãs, primeiramente publicaram suas obras com nomes masculinos e aparentados também: Acton Bell, Currer Bell e Ellis Bell. 

Esta Anne é pouco conhecida, mas de boa família. Como eu. hahahaha

***

Há mais Annes na literatura por aí, mas são poucas. Um dia quero eu ser uma autora, ao publicar meus livros, que estão em produção e pós-produção. 

Por enquanto, apenas aproveito o blog para treinar a escrita e compartilhar com vocês mais autoras e personagens com um nome tão lindo quanto a anniversariante que vos escreve agora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário