quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

[Resenha 15] O voto de lenobia - P. C. Cast & Kristin Cast (House of Night Novella #02)

** Dá para ser lido como romance individual**


O Voto de Lenobia, P. C. Cast & Kristin Cast
Editora Novo século.
158 páginas



Novelas de House of Night:
01. O Juramento de Dragon (Dragon's Oath)
02. O Voto de Lenobia (Lenobia's Vow)
03. Neferet's Curse (A maldição de Neferet) - apenas em inglês , por enquanto.
04. Kalona's Fall (A queda de Kalona) - apenas em inglês, por enquanto.


Sinopse: Evreux, França, 1788: Antes de se tornar a professora favorita de Zoey, Lenobia é apenas uma garota normal de dezesseis anos... mas com problemas suficientes para uma vida inteira. Filha ilegítima de um poderoso barão, ela tem de cuidar de sua mimada meia-irmã, Cecile. E, como se isso não bastasse, sua marcante beleza atrai indesejada atenção aonde quer que vá. Mas o destino intervém, e Lenobia de repente se encontra cercada por outras garotas em um navio rumo a Nova Orleans, onde deverão se casar com os rapazes mais ricos da cidade. E elas não estão sozinhas. Um maligno bispo, perito em magia negra, faz a mesma jornada. Durante a viagem, um generoso rapaz e seu belo cavalo logo capturam a atenção da jovem Lenobia, despertando em seu coração o desejo de um amor proibido. Descubra mais sobre uma de suas professoras favoritas no novo e muito aguardado spin-off de House of Night.


Opinião:
Sou fã de "House of Night", a série de 12 livros (último publicado outubro de 2014 em inglês e prestes a sair em português neste mês). Li e reli toda a série "principal", que se passa numa escola para um tipo um pouquinho diferente de vampiros. Os vampiros desta série são Marcados como novatos por volta dos 16, 17 anos, com uma tatuagem na testa, por um rastreador, e podem desenvolver afinidades especiais com algum dos 5 elementos: água, terra, fogo, ar ou espírito.

Nessa escola as aulas não são comuns. A professora de Equitação e Cuidadora dos Cavalos na Morada da Noite (House of Night) de Tulsa é a Professora Lenobia. Desde os primeiros livros da série principal gostei dela. Ela é sensível mas forte e ao perceber um carinho de Zoey (a principal protagonista da série) por uma de suas éguas, ela permite que Zoey venha visitar o cavalo para escová-lo e acalmar-se, o que para a adolescente em crise acaba sendo um tipo de terapia.

Em "O Voto de Lenobia" conhecemos a história prévia de Lenobia, filha bastarda de um nobre francês. Após a morte da filha legítima que muito se assemelhava a Lenobia, a "maman" dela a obriga tomar o lugar de Cecile, num barco para o Novo Mundo, onde Cecile se casaria com um dono de terras. A mãe de Lenobia vê aí a oportunidade de dar a filha uma vida nova, longe dos estábulos, da cozinha e dos olhares desejosos de um sacerdote muito do safado. O Bispo, que era cruel e tinha relações com várias mulheres e coroinhas, quisessem eles ou não, já tinha posto seus olhos em Lenobia, moça bonita dos cabelos loiros como palha.  Ocorre que o tal Bispo também é enviado para o Novo Mundo, castigado pelo Papa e fará sua viagem no mesmo barco que Lenobia.

(Não gosto de fazer sinopses em minhas resenhas, portanto, paro aqui)

O livro é curto. A história de Lenobia já é um pouco conhecida pelos leitores da série principal: sabemos que ela teve um amor chamado Martin, que não foi possível que ficassem juntos. Sabemos que algo aconteceu a eles envolvendo fogo. Também sabemos que Martin era mulato (na verdade criolo, mistura de raças típica de Nova Orleans, com a pele cor de café com leite e uma cultura toda especial). Vemos como Lenobia se aproximou de seus cavalos e porque os ama tanto e também vemos como ela é marcada.

Para quem não conhece a série de livros, é possível ler o livrinho e apreciá-lo. Acho que a única parte que tal pessoa ficaria sem compreender completamente é a parte em que Lenobia é Marcada. Talvez também passem em branco alguns detalhes, mas nada que impediria uma boa compreensão.

Para quem conhece a série, nesse livro temos um pouco mais de fechamento para a trama paralela de Lenobia. Em "Escondida" (11) de House of Night também temos um pouco de explicações e história. Assim como na outra novela (que fala sobre o Professor Dragon), esta permite que entendamos melhor o que se passa na série principal, já que cada vampiro-professor tem uma história pregressa (alguns bem longa) que o faz agir do modo que age. Assim como quando lemos "O Juramento de Dragon", que explica mais sobre as atitudes do professor de Esgrima e Mestre das Espadas da Morada da Noite de Tulsa em seus ultimos dias, somando este romance à Escondida, a compreensão sobre Lenobia fica completa.

Achei o começo um pouco chatinho e fiquei com medo do Bispo, mas rapidamente entramos no navio Minerva, junto com Lenobia e tudo fica mais interessante e instigante.

Recomendaria? Recomendo (óbvio) para quem lê a série House of Night, para conhecer um pouco mais a Prof. Lenobia, caso goste dela. E também recomendo para quem se interessa por cavalos, por fantasia e até, porque não, por romances históricos.

Releria? Acho que não. Não porque não tenha gostado. Gostei, mas não sinto necessidade e não me apaixonei por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário